Olha o dentinho!

Para meu desespero e alegria o dentinho do Júnior nasceu com 4 meses, eram lindos, alias são lindos até hoje, o sorriso dele é maravilhoso. Achei um pouco prematuro, hoje com apenas 1 ano e 4 meses de idade já tem 16 dentinhos.

Os dentes nascem após 6 meses de idade, mas nascer antes ou depois é muito normal. Não existe regra para nascer dentes.

O ruim dessa fase é a dor que a criança sente e a angustia das mamães de primeira viagem, segunda, terceira, .... O Júnior sempre ficava incomodado e de certa forma muito inquieto, com certeza era a dor da gengiva “rasgando”.

Os sintomas são sempre os mesmos, gengiva inchada, irritação, febre, pode ocorrer de a bochecha ficar vermelha do lado que o dente está “saindo” e o cocô mole.

Com o tempo fui aprendendo alguns “truques” para ajudar meu filho e amenizar a dor e o incomodo dos dentes da boca.

Veja abaixo:

1 – Compre anéis, brinquedos de plástico, existem hoje no mercado modelos que se coloca na geladeira e fica frio, isso ajuda aliviar o inchaço e a dor continua. Pode servir de calmante. Deixe a criança mastigar a vontade, nesse inicio da dentição eles sentem muita “coceira”.

2 – Sede. A criança sente mais sede do que o normal, então dê bastante água. Aqui vale uma atenção especial as que amamentam dê o leite materno. Converse com seu médico se pode oferecer água ao bebê.

3 – Existe a opção de gel anestésico que funciona por 20 minutos, então não sei se é viável dar ao bebê o tempo todo, nem ao menos se vai ajudar no momento de “crise”. Também existem remédios para ajudar acalmar a dor do bebê, usei no máximo 02 vezes no Júnior, pois veio acompanhado de febre e cocô mole, resolveu e muito. Mas consulte seu pediatra para ele recomendar o melhor remédio ao seu filho e a quantidade exata, que vai variar conforme o peso e idade da criança.

4 – Como a criança saliva muito nessa fase, pode surgir pequenas erupções ao lado da boca, proteja a boquinha de seu filho com um creme espesso. Eu usava Lansinoh, é uma pomada para bico do seio quando está machucado e que o bebê pode mamar a vontade que não faz mal. É uma pomada espessa e ajudava a proteger a boca do meu filho, erupções ele nunca teve.

Não temos como evitar, faz parte do crescimento e amadurecimento da criança, cólicas, dentes, tombos, fala, tentativa frustrada de comunicação. etc. Tenha muita paciência pois seu filho precisa de você nessa hora.

E sempre consulte e pergunte ao seu pediatra qual a melhor recomendação ao seu filho.

DICA: Assim que nascer o primeiro dente do seu filho é preciso helenizá-lo, enrole uma gaze no dedo, coloque água filtrada e passe suavemente na boquinha dele, vai ajudar inclusive a aliviar a coceira. No mercado existem produtos específicos para limpeza de dentes, fica a seu critério.

Eu limpei os dentes do Júnior com gazes até sete meses, quando ele foi na dentista com 7 meses, mudamos para a primeira escova dental de bebê, usamos uma pasta sem flúor (marca de produtos naturais) e os dentes dele são lindos. A consulta do dentista é a cada seis meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário