Sono até os 03 meses de idade.

Resolvi falar um pouco do sono dos pequeninos, por que já passei por essa fase, sei bem o que é passar noites em claro. E como já disse anteriormente tenho uma colega grávida. Então me inspirei nela.

A rotina do sono da criança começa na barriga da mãe, isto mesmo, dentro do útero, onde ele já se adapta a alguns horários, isto dois meses antes de nascer.

Não sou médica, mas pesquisei em sites sobre “sono”, só para vocês entenderem. Nosso ciclo do sono está relacionado à alimentação, hormônios e a temperatura, processo que vivenciamos em 24 horas. Quando nossa temperatura e nossos hormônios das glândulas supra-renais diminuem, sentimos sonolência e adormecemos. Do contrario, quando nossa temperatura e os hormônios das glândulas se elevam despertamos.

Isso demonstra por que em alguns lares os bebês dormem e em outros os bebês despertam constantemente. Essa variação hormonal e de temperatura é valida para um adulto e um recém-nascido.

Logo que o bebê nasce é a barriguinha dele que vai estabelecer o sono, isto é, a fome. Um bebê recém-nascido mama de 2 a 3 horas, e muitos como o meu, de 1 em 1 hora. Bebês alimentados com formulas (leites apropriados) podem dormir até 4 horas seguidas. (atenção: só alimente seu filho com formulas se o pediatra indicar, pois é de suma importância o leite materno para o desenvolvimento da criança).

O Recém-nascido dorme de 16 a 18 horas por dia. Mesmo assim eles não dormem mais que 4 horas seguidas. Eles acordam constantemente. Isso significa que você vai ter que acordar varias vezes a noite para dar o peito , ou mamadeira, e ainda troca-lo, pois a cada mamada é fundamental a troca de fralda. Mesmo de madrugada. Muitos se acalmam só com a chegada da mãe no quarto (berço).

1 mês de vida:

Os bebês já começam a reconhecer o ambiente e o dia e a noite, por isso é essencial vc deixar uma luz entra nos soninho do dia e a noite manter o quarto bem escuro, assim a criança começa a entender a diferença e não troca a noite pelo dia.  Os bebês continuam mamando de 2 a 3 horas e tirando várias sestas por dia. Fique atenta apenas se ele dormir mais de 4 horas de DIA, pois se faz necessário alimenta-lo. A NOITE você não precisa ter essa preocupação.

2 meses de vida:

O bebê está mais esperto e ele pode começar a pular uma mamada, isto é, ele pode ser alimentado as 23h e ficar sem acordar até as 4h da manhã. Deixo claro, que é normal eles acordarem a noite, em média duas vezes de madrugada para serem alimentados. Mas fique ciente, bebês nessa idade começam a se mexer e podem sim acordar a noite inteira. Pois estamos na fase das cólicas.
Alguns bebês dorme a noite inteira, o que não é padrão, pois esse sono noturno só se estabelece aos 6 meses e com alguns bebês bem mais tarde.

3 meses de vida:

Podemos iniciar uma rotina de sono, eles estão mais aptos a aceitar e conseguir manter. Após as refeições coloque o bebê para dormir, não deixe ele dormir mamando.  Agora o bebê dorme de 14 a 15 horas por dia.

Vamos iniciar uma rotina, que você pode praticar desde o primeiro mês de vida do bebê.


1 – Diferença entre dia e noite

Já mencionei, mas vamos relembrar. O sono começa na barriga da mãe, se você já possui um bebê que começa a mexer na hora que você está dormindo, pode ter certeza, existe uma grande chance de seu bebê estar mais desperto a noite. Quanto a isso, no inicio nada pode ser feito, mas a rotina de noite e dia pode ser inserida logo no 1º mês de vida.
De dia brinque com ele, coloque perto de uma janela com sol, mantenha a casa iluminada, aberta, mantenha a rotina domestica e seus barulhos, deixe o telefone tocar, não brigue com sua mãe ou ajudante se ela passar o aspirador de pó.
Meu filho dormia em todas as mamadas, era um problema para mim, pois ele acabava ficando acordado até tarde da noite e ainda acordava duas a três vezes na madrugada. Até que uma amiga me recomendou acorda0-lo as vezes logo após a mamada, e brincar com ele, levar para a rua. E deu certo, ele estava mais cansado a noite. De dia dormia no máximo 2 horas e a noite chega até 3:30h de sono direto.
Toda vez que ele acordava a noite para mamar ou trocar de fralda eu fazia o mínimo de barulho, não brincava e não chama a atenção dele, com isso, foi demonstrando que noite foi feita para dormir.


2 – Compreendam os sinais de cansaço

Lembro bem de meu filho que não conseguia ficar mais de 1:30h acordado quando era recém-nascido, então eu sabia que se passasse desse período de tempo eu teria de coloca-lo para dormir e em menos de 10 minutos lá estava ele, lindo, dormindo e entregue no meu colo. Toda criança em qualquer idade que está muito cansada ou agitada não consegue dormir direito, acorda constantemente, tem pesadelos, fica agitado no berço. Muita atenção para não deixar o bebê muito “acesso”.
Mexer nos olhos, nas orelhas, ter olheiras é sinal de cansaço. É assim com um adulto é assim com a criança.


3 – Adormecer sozinho

Próximo de 02 meses o bebê já consegue dormir sozinho. Isso é muito bom, por que muitos bebês começam a ganhar bastante peso e a coluna de qualquer mamãe dedicada acaba sentindo. Admito que mesmo meu filho querendo “nanar” sozinho eu por várias vezes o fiz adormecer no colo, por puro prazer de tê-lo no colo, mas aos 6 meses de vida fui sentindo o peso de balançar ele, meus braços ficavam adormecidos. É obvio, se você acostumar ele a dormir no berço e ficar ao lado apenas acariciando a cabeça, é isso que ele vai se acostumar e se você niná-lo no colo, também será isso que ele vai esperar (fica a sua decisão). Devemos levar em consideração os bebês que acordam no meio da noite só para serem ninados, então se ele aprender a dormir sozinho vai acabar adormecendo sem você precisar ir ao quarto. Por várias vezes durante meses eu fui para o quarto do meu filho nina-lo, pois acostumei ele no colo. Hoje com 1 ano e 6 meses a realidade mudou, e como muda, mas sofri com várias noites mal dormidas.


Resumindo, os bebês recém-nascidos possuem uma rotina mais constante de sono, acordam somente para comer e trocar a fralda, não é comum o bebê nessa idade ter movimentos bruscos e acordar antes de mamar, mas pode acontecer. Com 2 e 3 meses eles podem acordam muito a noite, ficam excitados com as visitas noturnas ou podem se “assustar”. Nesse último caso é fácil controlar esses sustos enrolando o bebê em cueiros, mantendo ele aquecido e seguro, igual ao útero no qual ele passou 9 meses e adorava.

Para compreender melhor seu filho e criar rotinas, converse com o seu pediatra, ele vai ajudá-la. Foi o pediatra do Júnior que me ajudou a estabelecer rotinas de sono. Hoje durmo a noite inteira.

Boa sorte!


Um comentário:

  1. Fui muito abençoada, eis minha rotina com a Olivia minha filha de 03 meses:
    07:00 ela acordo, troco fralda e dou de mama,
    09:00 mama de novo
    12:00 mama e brincar, ela gosta de fazer uns sons engraçados e quando eu repito o que ela diz é uma alegria só...

    De tarde ela nao quer de jeito nenhum ficar no berço ou na cama, ela fica super feliz quando saímos para dar uma voltinha quase sempre almoço fora e aproveito para passar no mercado e na padaria, mais coisa rapida, quando passamos a tarde inteira passeando ela pede p mamar a cada 03 horas se estamos em casa a cada 01 hora ela quer mama, fico com ela na sala e troco varias vezes a fralda, as vezes ela dorme um pouquinho de tarde outras vezes ela esta ligada no 220 kk

    18:00 ou 19:00 eu dou um banhinho bem gostoso, De noite meu esposo chega do trabalho ele pega a Olivia e fica assistindo tv com ela, futebol, filme, desenho, fazemos ela ficar acordada ate as 22:00 23:00 onde eu dou o ultimo mama coloco ela no berço e ela so vai acordar pontualmente as 07:00 horas da manha.... as vezes eu coloco ela p durmi um pouquinho mais cedo 8 ou 9 da noite para eu passar mais tempo com marido e mesmo assim ela dorme bastante acorda 4 ou 5 da madrugada, ee assim desde o momento que ela nasceu, a pediatra na primeira semana de vida brigou comigo e disse que eu tinha que acordar o bebe p mamar de madrugada a cada 03 horas, dei de mama meia noite e fui acordar as 03:00 da madrugada p dar de mamar quem disse que ela voltou a dormi huhu so as 06:00 da manha ela pegou no sono, a filha e minha cuido do jeito que eu achar melhor nunca mais acordei, ela esta ganhando peso super bem, crescendo maravilhosamente e é um bebe muito feliz, muitooooo querida e fim, vejo minha amigas comentando das noites em claro, por isso eu digo que fui muito abençoada por nao saber o que é isso, Obss a Olivia mama somente no peito, e mama bem eu digo que ela é fissurada no Tete.

    ResponderExcluir