Educação começa em casa

Todos os pais devem ser os “mestres” de seus filhos, digo isso, por que muitos pais delegam a educação do filho para as professoras nas escolas ou as babás, grande erro e futuro tormento.

Existem muitas ações que podemos praticar com as crianças desde que elas nascem e acompanhar sua reação, claro, vamos deixar bem explicado, que muitas vezes as crianças nem sabem que estão sendo rudes nas palavras ou que estão “agredindo” verbalmente um adulto.

Cabe a nos, pais, encontrar o equilíbrio e “criar” uma etiqueta para o seu filho.

Educação abre portas, esse ditado minha avó já dizia e escuto-a mais de 30 anos dizer a mesma frase, então com certeza, educação é o caminho para a felicidade do seu filho para melhor integra-se a sociedade.

Desde que o Júnior era recém-nascido eu já dizia, “por favor” e “obrigado” toda vez que ele cooperava comigo, na troca de fralda, no banho, para mamar, etc.

Deu certo, por que com 1 ano e 4 meses ele falou “ADO” (traduzindo “obrigado”), quando eu dei um copo com água para ele segurar.

Também com 1 ano e 4 meses ele falou “cença” (tradução “licença”), saímos da frente e ele passa com o carrinho, com bola, correndo, etc.

Essas palavras fazem parte do vocabulário dele, e pode ter certeza fico muito radiante e orgulhosa do meu filho, e, as pessoas que tem o “prazer” de ver essas cenas ficam encantas. Comentando da educação dele.

Essas são apenas palavras que ele escutava entre mamãe x papai x babá, e foi fácil o aprendizado.

Claro que estou comentando isso que aconteceu com meu bebê, por que com o tempo, temos obrigação de aprimorar essas palavras, o comportamento e com isso o “bem-estar” no ambiente.

Recentemente um colega veio me relatar do filho do vizinho que está com problemas na escola, pois xinga as professoras, mães de outros amigo, os próprios coleguinhas, usando palavras de baixo calão. Com apenas cinco anos de idade já estava para ser expulso da escola. Pode isso?!

Erraram a escola e os pais, a escola que não usa psicologia infantil e com certeza dos pais, que devem conversar entre eles ou com colegas usando palavras inapropriadas.

Muitos pais não percebem que no jogo de futebol xingam os jogadores ou o juiz com palavras rudes ou as mães assistindo a novela se revoltam e usam palavras “agressivas” para comentar sobre um personagem. Mantenha as opiniões negativas para você. As crianças estão escutando tudo. E você é o exemplo deles.

Acho de extremo mal-estar escutar pessoas falando palavrão em uma mesa de bar, bem como, usar palavras chulas em uma conversa entre amigos. Por isso mesmo, policio a todo o momento as pessoas na volta de meu filho. Para que ninguém cometa o erro de “soltar palavrões”.

Se seu filho já está maiorzinho e está nessa fase, muitas vezes somente a psicóloga pode ajudar. Converse com a pedagoga da escola, pois ela vai saber orientar cada caso.

Vou lembrar algumas etiquetas que meus pais me ensinaram, que repassarei (ou já estou repassando) ao Júnior.

1 – Nunca interrompa um adulto falando. Se for necessário a intromissão, peça a seu filho que diga “LICENÇA” ou “DESCULPE”. Autorize-o a falar, escute, ajude-o e resolva a questão.

2 – Ensine-o a não comentar características físicas de outras pessoas, a não ser claro para elogiar. Mas essa função deve vir de você. Não fale mal de ninguém, e se falar não comente na frente de seu filho. Senão ele também vai achar que pode fazer igualzinho.

3 – Se estiver na casa de vizinhos, amigos, parentes, ensine a criança a pedir permissão. Muitas crianças querem água, refrigerante, suco, bolacha, não tem por que recusar a eles, apenas ensine-o a pedir PERMISSÃO para pegar a bebida ou a comida. Pode ter certeza, é bem gracioso esse comportamento. E não existe ninguém que vai negar um pedido de uma criança.

4 – Se alguém perguntar como está seu filho, ensino a falar “Estou bem!” se der mais um pouquinho ensine “Estou bem! E você?

5 – Se ele for dormir na casa de um colega, peça para ele agradecer a “mãe do amiguinho”. Pode ter certeza esse pequeno gesto faz toda a diferença. Já tive a desagradável surpresa de um amiguinho de meu enteado ir ao banheiro de minha casa e deixar a porta aberta, ou até mesmo pular de 4 em 4 degraus as escadas, isto é, correr que nem um maluco pelas minhas escadas, recusar a comida que colocamos na mesa (e estou falando de arroz, feijão, batata frita, carne, macarrão, nada de verdura). Juro para vocês, que rezo para ele não aparecer. E sempre me pergunto, “será que ele tem mãe?

6 – Se não alcançar os utensílios na mesa, ensine a pedir a um adulto, nada de deixar ele se debruçar na mesa.

7 – Se trombar com alguém na rua, escola, em casa, peça “desculpa”.

8 – lembre sempre seu filho de bater na porta antes de entrar, muitas vezes os adultos estão conversando em particular, ou até mesmo pode ocorre um constrangimento no banheiro.

09 – Coloque a mão na boca para tossir, é higiênico e educado.

Mas uma vez eu digo, educação se aprende em casa. E não existe nada mais gratificante do que ver alguém elogiando seu filho.

Abraços

Um comentário:

  1. É isso aí mamãe, concordo plenamente ! Como vovó já dizia: _Educação vem de berço...

    Bjos
    Claudinha

    ResponderExcluir