Durante a gravidez é comum ter distúrbio do sono, isso de deve a vários fatores diários ou até mesmo a ação de nossos hormônios, o estresse, ansiedade, frustração, e até o desconforto físico, agravam para que a grávida não consiga ter o sono dos anjos.
Existem algumas dicas que vocês podem seguir que usei muito na minha gravidez.
1 – Caminhe, faça exercícios leves (sempre com a consulta e orientação de sua obstetra), os exercícios melhoram a circulação sanguínea e com isso, diminui as câimbras, que tanto nos incomodam na gravidez.
2 – Mantenha uma rotina calma e relaxante. Fique longe de situações repentina, confusão, gritaria. Beba um chá sem cafeína, ou leite quente, leia um livro que você goste, até mesmo uma revista com assuntos que interessam-lhe, um banho quente, deixe cair a água nas costas, escute o barulho da água, coloque pétalas de flores no chão do banheiro, sinta-se e um SPA.
3 – Beba bastante líquido durante o dia, mas vá diminuindo conforme for chegando à noite e duas horas antes de deitar não bebam mais líquidos, isso vai ajudar a diminuir a micção noturna. Obs.: se você não bebeu águia suficiente durante o dia, beba a noite, é melhor acordar do que ficar desidratada.
4 – Psicólogo não é para loucos, é apenas uma pessoa que vai ouvi-la, conversar e apoiar nos momentos certos, ajudar a desfazer as preocupações e deixá-la se sentir despreocupada, então vale a pena investir nessas consultas, pois ele vai ajudá-la inclusive a compreender esse novo mundo que você está entrando – de ser mãe. Se não puder pagar o profissional, procure um amigo, padre, pastor, tem tantas pessoas que podem ajudá-la. Mas e servir de dica, encontre uma pessoa neutra.
5 – Use um bom travesseiro para apoiar seu corpo, ele está em transformação – redonda. Tente dormir de lado com um travesseiro entre os joelhos e outro sua barriga. Isso vai dar mais conforto e segurança.
6 – Evite alimentos condimentados, fritos ou ácidos, pois você pode ter azia. Caso isso ocorra à noite, tente dormir com mais de um travesseiro na cabeça e não deite logo após almoçar ou jantar, pois isso pode contribuir para piorar a situação.
7 – Deite do lado esquerdo do corpo, assim você permite um melhor fluxo sanguíneo para o feto. Evite ficar deitada de costas, pois você pode sentir o peso da barriga e sentir-se sufocada. Comecei a dormir do lado esquerdo logo no terceiro mês de gravidez.
8 – Cuide de sua dieta, elimine completamente a cafeína e álcool, pois elas contribuem para a insônia. Se você está no período de náusea à boa notícia é que para a maioria das mulheres passa logo após o terceiro mês, mas você pode amenizar comendo biscoitos leves salgados, mantendo o estomago um pouco cheio. Mantenha a dieta bem equilibrada e com muita “cor” no prato, isso vai ajudá-la a receber todos os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento do seu bebê. Toda mãe quando sabe que está passando nutrientes suficientes para o bebê se sente mais tranqüila.
9 – Logo depois do seu almoço, encontre um lugar tranqüilo, uma praça, um parque ou até mesmo uma sala de descanso, mas fique recostada, isto vai ajudá-la a reduzir o cansaço. Relaxar os músculos. E por que não pensar em até uma massagem de vez em quando. É uma delicia e seu bebê vai adorar o carinho.
10 – Procure seu médico se sua insônia persistir, pois você precisa estar bem e saudável para que seu bebê cresça lindo e forte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário