Meu filho estava enjoando de iogurte, maça, pêra e melancia, então pensei em diversificar e fui em busca de novos paladares.
Comecei a fazer teste, usei o Júnior de “cobaia” e olha que deu certo, pois abriu um leque para ele apreciar novos sabores e que nem ao menos eu sabia que ele poderia gostar.
Vou compartilhar com vocês um pouco desses alimentos e quem sabe, se seu filho ainda não experimentou, não seja uma boa oportunidade.
1 – Bolos e pães diferenciados
Já pensou em assar no seu bolo ou fazer pão com frutas, cereais, linhaça dourada, abóbora, cenoura, gergelin, etc. Pois bem seja criativa. Existe hoje no mercado máquinas panificadoras caseiras, é bem fácil manuseá-la, basta colocar os ingredientes, todos bem selecionados por você e deixar que ela bate a massa e asse para você.
2 – Queijo
A maioria dos queijos destaca-se pelo teor relevante de proteínas, de minerais e oligoelementos (principalmente cálcio, zinco, potássio) e de vitaminas (principalmente A,B2,B9,B12,D). Costumo cortar o queijo do Júnior em quadrados, formas redondas ou fatias finas – “igual do lanche do papai”. Comprei recentemente os queijos Polenguinho, meu filho acha muito divertido o queijo vir em caixinha e adora desembrulhar. Nessa fase tudo é diversão.
3 – Iogurte
Esse pode ter certeza que nenhuma criança vai recusar. Existe duas marcas bem fortes aqui no Brasil (concorrentes) uma tem glúten e outra sem glúten, leia na frente do rotulo. Vale a pena comprar o seu glúten. É uma excelente fonte de cálcio, bata com frutas ou granola.
4 – Granola
Consiste de uma mistura de cereais, castanhas e frutas secas como passas e damascos caramelizadas com mel, sendo a aveia o cereal mais freqüente desta composição. Fonte de vitamina, cálcio e fibras. Uma boa tigela de granola, com leite faz muito bem ao seu filho. Vale a pena comprar cereais sem glutém e fazer seu próprio arsenal, misture de 05 a 06 itens. Coloque iogurte e morango, para diversificar o sabor.
5 – Wrap
Um deliciosa opção que você pode montar em menos de 10 minutos. Trata-se de um sanduíche que vem em folha de pão no qual colocamos recheio e enrolamos como rocambole. Já existem no supermercado pacotes dessa folha de pão para vender, e em lojas árabes você sempre vai encontrar novas opções. Experimente colocar cenoura ralada, queijo, tomate e frango cozido desfiado. Fica uma delicia, leve e ao paladar dos pequenos. Se vale uma dica para deixar o rolinho fechado pincele azeite em uma das bordas.
6 – Ovos (fonte: http://www.emforma.net/nutricao/os-beneficios-do-ovo/)
Possuem um alto valor nutricional. Um ovo tem 13 nutrientes essenciais em quantidades variadas necessários para o bom funcionamento do organismo, incluindo proteínas de alto valor biológico, colina, ácido fólico, ferro, zinco. Tudo isso por apenas 75 calorias. Ovos são importantes para as dietas de emagrecimento, força muscular, funcionamento do cérebro, a saúde dos olhos e muito mais. Um ovo grande contém 6g de proteínas, quase metade delas está na gema. Tem 4,5 g de gorduras (7% das necessidades diárias), somente um terço desta é gordura saturada. Não contém gordura trans. Proteínas de alta qualidade dos ovos contribuem para a sensação de saciedade prolongada e para manter a energia do organismo. A gema do ovo é excelente fonte de colina , um nutriente essencial que contribui para o desenvolvimento do sistema nervoso central do feto, também é muito importante para a função cerebral em adultos. Luteína e Zeaxantina, dois anti-oxidantes encontrados no ovo, ajudam a prevenir a degeneração macular, que é a causa principal da cegueira dos idosos
Preciso dizer mais alguma coisa? E meu filho adora, dia sim dia não damos um ovo cozido para ele no almoço.
7 – Grão de Bico
O Júnior adora e consigo fazer desenho no prato dele com o grão de bico pelo formato de “bolinha”, e, tem a opção do Hummus (pasta de grão de bico). Possui um sabor delicioso, contém acido fólico, vitamina B6, magnésio e ferro. Coloquem em pães, bolachas ou até mesmo no prato na hora do almoço. Cada 100g de grão contém 6g de fibras, sendo nas sua maioria fibras solúveis, ajudando de uma forma bastante eficaz o nosso organismo a eliminar açúcares, gorduras e o colesterol.8 – Macarrão
A pasta é uma fabulosa fonte de carboidratos, cozinhe até estar ao dente e de preferencia faça um molho com tomates para seu filho, não use a opção de molhos prontos. Coloque frango desfiado, carne moida para incrementar o seu prato.
Molho de tomate fácil
1/2 kg de tomate (sem pele)
4 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho (se quiser pode refogar)
Orégano e sal (a gosto)
1/3 de xícara de água
1 – Bata no liquidificador o tomate, água, oregano e sal.
2 – Em uma panela refogue o alho, e coloque a mistura do tomate já batido, deixe ferver por 5 minutos.
Dica: coloque mangerição, vai dar um sabor especial ao molho.
(congele o que sobrar)
9 – Smothies
Tradução: macio em inglês (são deliciosas misturas de sucos de frutas, verduras, iogurtes, sorvetes e muitos outros ingredientes, que podem variar desde macadâmias até folhinhas de hortelã, dependendo do gosto e da criatividade de cada comensal. O ideal é que todos os ingredientes sejam utilizados geladinhos ou até mesmo congelados, já que a delícia deve ter uma consistência mais cremosa.
As crianças aoram essa delicia. Use leite desnatado, iogurte, suco de fruta. É uma excelente opção para conseguir fazer seu filho comer 03 porções diferentes de fruta ao dia.
Pense nas combinações:
Manga com banana
Pêssego, banana e baga (cassis, oxicoco, mirtilo, groselha)
Pêssego e baga
Morango e banana
Pêssego e banana
Maça, pera e laranja
Seja criativa!!
10 – Batata-doce
Contém vitamina A, são fontes de B6, E, C e folato. A versão roxa contém betacaroteno (substância antiviral, anticancerígena e antioxidante), que se converte em vitamina A. Possui baixo teor de gordura, o que é fundamental para a saúde cardiovascular. A batata-doce contém proteínas e uma série de minerais de grande valor — cálcio, magnésio, potássio e fósforo —, que contribuem para a saúde dos ossos, dentes, sangue, sistema nervoso, coração, rins e músculos.
Confesso que meu filho não gosta, mas às vezes coloco um pequeno pedaço escondido com os demais ingredientes e ele nem percebe.
11 – Tomate (fonte: Embrapa e www.saudenainternet.com.br)
Como benefícios o tomate traz a estimulação da secreção gástrica e da ação depurativa do sangue, é auxiliar em tratamento de pele, gota, reumatismo, astenia e prisão de ventre. Favorece o crescimento e a ossificação, além de ser auxiliar contra as infecções bacterianas, perturbações digestivas e pulmonares. O tomate é uma fonte rica em vitaminas (ácido fólico, vitaminas C e E), minerais (potássio), carotenóides (beta-caroteno e licopeno) e flavonóides. Os tomates fornecem aproximadamente 20 mg de vitamina C, 220 mg de potássio, 0,015 mg de ácido fólico e 0,4 UI (unidades internacionais) de vitamina E por 100 g . Esses valores correspondem a, aproximadamente, 22%, 6%, 4% e 2% da ingestão diária recomendada para estes nutrientes, respectivamente. A vitamina C é necessária à prevenção do escorbuto e manutenção da saúde da pele, gengivas e vasos sangüíneos. Também participa na formação de colágeno, absorção de ferro, redução do nível de colesterol e fortalecimento do sistema imunológico. Como antioxidante, reduz o risco de arteriosclerose, doenças cardiovasculares e algumas formas de câncer.
O Júnior adora e não tenho problema algum em dar tomate a ele, pelo contrário, ele que pedi “omate”.
Existe muitos outros alimentos que podemos acrescentar aos nossos filhos e que são essenciais para o bom funcionamento do organismo e prevenção de doenças, como peixe, maça, pêra, nozes, castanhas, uva-passa, aveia, inhame, ervilha, quiabo, etc. Pesquise o melhor paladar para seu filho e não tenha medo de arriscar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário