Leitura para crianças

Quando penso nas facilidades da vida “online”, do mundo virtual, da geração “touch”, sempre fico apreensiva se o Júnior gostará de ler, e, se terá interesse real pela leitura, seja ela “digital” e, principalmente, pelos livros de papel, e, claro, se  adaptaria a livrarias e bibliotecas, por essa razão, quando ele ainda estava em minha “barriga” procurei ler com maior freqüência, fossem livros, revistas, jornais e é claro, até mesmo nessa “telinha” de computador.
Logo nos primeiros meses de vida, ele ganhou de presente um livro de banho, deixava esse livrinho na banheira com água e daí a diversão começou.
No inicio o livro servia para morder, depois arremessar longe, hoje ele já passa página por página (ou um conjunto delas), e presta atenção nos desenhos, nas cores, números, formas e figuras que ele se simpatiza.
A leitura não só é uma rica fonte para a imaginação e desenvolvimento da criatividade das crianças, como será fundamental, no futuro, para que ele possa escrever bem, ou melhor, se expressar de forma clara e enriquecer o vocabulário, o raciocínio e o senso crítico. E como vocês já observaram pelas postagens no site, sempre tento trabalhar a criatividade de meu filho.
Tenho uma tia que durante muitos anos foi professora, sempre para as turmas dos primeiros anos de escola e ela sempre menciona que: “o habito da leitura em crianças desde cedo ajuda a ter um rendimento escolar mais elevado”. Concordo com essas sabias palavras.
Ler é prazeroso.
Meu enteado de 15 anos ganhou de Natal do pai (meu marido), três livros de uma dessas trilogias de aventuras infanto-juvenil, por incrível que pareça, em poucas horas ele já havia lido boa parte do primeiro livro, a todo o momento que o procurávamos na casa, percebíamos que estava em um canto lendo entretido.
O gosto dele pela leitura é um ótimo exemplo para o irmãozinho de 2 anos e 3 meses que, ao ver o irmão com o livro nas mãos, logo me perguntou o que o “imão” estava fazendo e pude dizer que estava lendo livros que ganhou do papai, e que ler livro era uma delicia.
O Júnior tem alguns livros de cores, formas e até mesmo com sons, e se atenta a todos eles,  claro que alguns dias nem chega perto, mas sempre deixo os livros junto com os brinquedos, em um cantinho especial.  Hoje mesmo ele veio me mostrar que tem uma bola roxa, igual ao do livro que ensina cores e formatos. Achei maravilhoso.
Se ler é prazeroso, melhor e duplicar esse prazer, pegar uma criança no colo e ler um livro, mostrar figuras, criar situações é muito divertido, e sem duvida nenhuma fortalece os laços entre pais e filhos, trata-se de um momento de aconchego e troca entre os familiares, e, pode parecer exagero, mas iniciar a leitura desde cedo, ainda bebê,  é fundamental para criar vinculo da criança com a leitura.
Tenho uma colega que atualmente mora nos EUA e ela comentou que por lá há um incentivo a leitura diária para crianças, são apenas 20 minutos por dia e que tal atitude faz toda a diferença. Se pensarmos bem, o que são vinte minutos por dia para cada um de nós? Agora imagina para a criança ver seus pais mostrando um mundo novo e maravilhoso para os filhos. 
Entendam aqui que não significa que você deve ficar vinte minutos exatos com seu filho, pode ser mais tempo ou menos tempo, confesso que tem dias que não temos nem cinco minutos, mas a idéia é criar a leitura como rotina. Lembre-se que crianças são acostumadas e educadas com rotinas, é fundamental criarmos tarefas diárias para o desenvolvimento da criança.
Achei essa idéia foi excelente, vou colocá-la em prática.
No inicio a criança vê o livro como objeto para ser rasgado, mordido, pisado, é um comportamento normal, eu mesmo comprei livros que hoje não possuem uma só pagina inteira, errei no formato, mas depois comecei a comprar livros com páginas duras e bem grossas, que resiste muito bem a tombos, não se rasgam, nenhuma tesoura consegue cortar. É uma maravilha. Esses livros podem ser encontrados em todas as livrarias especializadas, e existe de vários temas, que ajudam muito no aprendizado.
O incentivo deve ser por toda a vida, mesmo quando a criança já está alfabetizada e busca temas próprios para leitura.  Aproveite e visite as livrarias que possuem espaço para leitura infantil, alem de ser um local gostoso de a criança ficar, existe outras crianças que estão lendo ou comprando livros com seus pais.
Seja qual for o tema escolhido pelo seu filho, poema, aventura, romance, contos, animais, incentive a continuar a leitura, cabe a você apenas perceber a faixa etária dos livros e dar aval para a compra.
Boa leitura!!

Um comentário: