Decoração de Quarto de Bebe / Idéias e Sugestões

Desde que descobrimos que estamos grávidas, os pensamentos sobre a decoração do quarto do bebe começa a fluir.
Lembro bem que quando estava com dois meses de gravidez, já ficava planejando cores e desenhos para a parede de meu filho. Se fosse menina seria rosa e caso fosse menino (o que foi) seria colorido, mas prevalecendo azul.
Bom, próximo de sete meses que comecei a planejar o quarto e acreditem, fiquei maluca, o cheiro da tinta, a decoração, o berço que não chegava, etc.
Por isso, se você está grávida e quiser seguir um conselho de mãe, segue abaixo algumas dicas, deu certo para algumas amigas, espero que dê certo para você também.
Por volta do quinto mês de gravidez é o momento certo para começar a preparar o quarto do bebe, você já vai saber o sexo do seu filho e ainda vai ter “pique” para estar a frente da decoração.
Apesar de que se você optar pela surpresa (que também deve ser uma delícia), existe a opção de quartos de floresta, ursinhos, jardins, céus, animais, e muitos outros.
Seja qual for sua opção o mercado hoje oferece um leque de opções para decorar o quarto, vai desde a cor das paredes, até lençóis, cobertores, colchas, moveis, cortinas, kit higiene, armários, e muito mais.
Então vamos a alguns itens essenciais para a definição.
1 - Cores
Hoje está sendo abandonada a opção de TUDO rosa para menina e TUDO azul para meninos, o que fica bonito é a mistura de cores. Muitos decoradores optam pelo lilás, bege, amarelo e pode acreditar até o marrom está prevalecendo Nas decorações. Defina o tema para saber que cor vai prevalecer no quarto, mas não se esqueça das outras cores, pode ter certeza o quarto vai ficar bem alegre.

2 – Iluminação
Esse item é tão importante quanto os demais, o melhor para vocês será a luz no centro do quarto e se der para instalar coloque uma na lateral da parede, mais fraca, pode ter certeza você vai precisar entrar no quarto a noite sem querer incomodar o bebe. Já pensou ele estar deitado torto no berço e você e você querer arruma-lo sem poder acender a luz para não acordar o bebe. Use também um abajur, vai ajudá-la.

3 – Cortinas
Tudo bem, você pode estar pensando “e se ele tiver alergia?”. Existe hoje no mercado muitas opções de tecidos anti-mofo, antialérgico, anti-fungo, busque nas lojas especializadas. Usei no quarto do Júnior uma persiana que roda para cima e para baixo, muito prática para limpar e com blackout. Foi uma persiana importada, na época tinha somente essa opção.
A mesma opção de tecido deve ser pensada para protetor de berço (se você vai colocar), lençóis, toalhas, etc.

4 – Móveis
Berço, Cômoda com trocador, ou trocador a parte, cadeira de amamentação, cama da babá, baú de brinquedos, são itens básicos de uma decoração de quarto. Pense na cor que vai prevalecer seu quarto e use cores neutras, com o branco, bege, ou até mesmo o que for de sua opção. Distribua de forma que não atrapalhe a rotina do quarto, muitas vezes você vai entrar no quarto escuro, levar o bebe de um lado para o outro e não será nada legal tropeçar em um baú no meio do caminho, ou uma mesinha de risque rabisque.

5 – Colchões
Existem alguns tipos no mercado, espuma, fibra de coco, látex, antialérgico, os que eliminam a umidade, escolha o que melhor se adaptar ao seu filho e ao seu bolso, pois tem colchões com preços mais elevados. Porém oferecem maior segurança ao bebe. Escolhi na época um colchão com certa elevação na cabeça (tinha medo de refluxo – mesmo sabendo que meu filho não tinha problemas – neura de mãe), o tecido era antialérgico, anti-mofo, etc etc. Durou bem, não tive problemas, e hoje doei para uma creche.

6 – Segurança
O local onde seu filho vai crescer deve ser seguro, alegre e que inspire confiança para que ele possa engatinhar andar e brincar muito. Use sempre tintas não toxicas móveis de bordas arredondadas, protetor de portas / gavetas / janelas, plugues de tomadas, além de tampar os ralos dos banheiros. Lembro bem o dia que meu menino colocou o dedo dentro do ralo do banheiro, tivemos que tirar com muito cuidado, mas o dedo ficou cortado e ele chorou muito. Muita atenção, e, nada de economia no que se trata de proteger o bebe. Prefira proteção à beleza.
Não sobrecarregue o quarto com bichos de pelúcia, brinquedos, bolas, evitem tapetes, ácaros e sujeira (por mais que você limpe) podem ocasionar problemas de saúde para seu filho, como alergia, tosse irritativa. Lembre-se uma sala ou quarto cheio de brinquedos espelhados é mais difícil limpar, coloque os brinquedos em caixas. Tenho algumas caixas e um armário aberto para o Júnior brincar, na hora da limpeza é só colocar lá dentro e pronto!
Ventilação no quarto, ok! Isso evita algumas doenças.
Segue abaixo alguns quartos que retirei dos sites http://www.hogartotal.com/, http://www.entrepadres.com/ e http://decoracion2.com , boa inspiração.
Abraços















Nenhum comentário:

Postar um comentário