A cada dia, a cada semana, estamos nos sobrecarregando de tarefas, funções, problemas, doenças e mais ainda, a mídia nos transmiti muitas desgraças.
Com isso acabamos nervosos, estressados, cansados, como se acabássemos de sair de uma luta onde “somente apanhamos”.
Muitas pessoas recorrem aos psiquiatras, psicólogos e remédios. Claro, que muitos necessitam dessas terapias de recuperação. Mas podemos e devemos fazer a nossa parte e não deixar que esse mundo “carregado de negatividade”, entre em nossos lares, cabeça, corpo, ..., devemos e podemos tirar essa carga negativa com pequenas atitudes.
Então vamos a elas.
1 – Pessoas que possuem um hobbie são menos propensas a ter a doença de Alzheimer. Então busque um prazer pessoal, pode ser jardinagem, um blog para trabalhar, baralho (sem vício, ok!?), pintar, bordar, ler livros, aeromodelismo, enfim, encontre o que você mais gosta de fazer. Sei que temos muito pouco tempo, mas tirar uma a duas horas no final de semana para você com certeza não é pedir muito. Além do que manter a mente com novas atividades vai mantê-lo mentalmente apto.
2 – Se você tiver mais de 50 anos, oba!!! Muitas faculdades oferecem cursos para a “melhor idade”, você podem aprender a danças, pintar, ter aulas de espanhol ou inglês, tocar um instrumento. Minha mãe iniciou um curso desse com as amigas, e hoje é difícil encontrar a “vovó” em casa, já foi até para Punta Del Leste dançar, e ainda trouxe o 1º lugar.
3 – Voluntário. A TV, rádio, revistas, livros, todos são unanimes quando o assunto é ação voluntaria, pode e vai trazer mais benefícios para você do que para a pessoa que estará atendendo. Faça de coração, vá a creches e ajude a limpar, brincar com as crianças, dar refeições aos pequenos, em um asilo, corte a unha dos idosos, penteie os cabelos, faça manicure (todos querem se sentir bem e bonitos). Ajude a criar uma biblioteca, recolha livros na comunidade. Eu mesmo quando já fui a uma creche e ajudei a pintar salas de recreação, limpar cozinha, panelas, arrumar os armários das crianças menores (dobrando e guardando as roupas), recolhia brinquedos de amigos, etc. Busque o que você deseja fazer. Claro, se for dentista, médico, advogado, psicólogo, você já pode ajudar com a profissão. Encontre uma maneira de ajudar a uma comunidade.
4 – Sei que é difícil manter uma boa alimentação, ainda mais quando se tem filhos. Mas tente aumentar o seu lote de frutas (vale uma salada de frutas – é fácil e uma delicia e de ganho você vai comer em média de 4 a 5 frutas diferentes), legumes, azeite, nozes, carne magra. Se coração e cabeça com certeza ficará mais saudável.
5 – Você não precisa sair em grupinhos, ir para bares, festas, para se sentir bem, se esse estilo não combina com você, existem hoje muitos lugares que o publico é exclusivo para leitura, discussão, palestra. Encontre um clube “cabeça” para você. Olha, aqui vale até culinária.
6 - Sempre que puder VIAJE. Sei que o tempo é de economia e aperto, mas aproveite o dinheiro das férias e não troque a TV, não compre cama nova, fogão com mais boca, invista em você. Vá viajar! Pode ter certeza o beneficio de uma viagem é por muito tempo. Fiz uma viagem a mais de 3 anos e quando paro para pensar nela, meu corpo relaxa, minha mente vai longe, e quando me vejo estou com um sorriso no canto da boca. É inesquecível conhecer lugares que você sempre sonhou. O sonho permanece vivo na mente. ENTÃO...VIAJE MUITO. As viagens podem ser intelectualmente estimulantes, especialmente se você for para um país que fale outro idioma, é um super desafio.
7 – Exercício. Isso mesmo, exercício, sei que para muitos dá preguiça, mas é preciso. Todos os estudos comprovam que seu sistema cardiovascular não é saudável, seu cérebro também não vai ser. Eu morro de preguiça só de falar para ir à academia (apesar do conforto de ter todos os equipamentos a disposição e exercitar todos os membros), mas busque alternativas, caminhe, ande de bicicleta, nade, faça alongamento, convide uma amiga para subir uma serra. Você sabia que caminhar 45 minutos por três vezes na semana aumenta a capacidade mental? (isso é comprovado pela Universidade de Illinois – EUA).
Uma pessoa estressada a maior parte de seu tempo, trava um conflito muito grande com o cérebro. Você prejudica a memória, a atenção em escutar, falar, andar,dirigir e o pior começa a “matar” os neurônios a longo prazo. Procure uma fonte de alivio de stress que funcione para você.
Abraços
Nenhum comentário:
Postar um comentário