30 dias em Portugal com as crianças dia 1 e 2

Atenção: esse post vai ser bem grande com 30 dias para contar as aventuras em família, então no final de cada texto deixarei o link para acessar as demais páginas, vale a pena ler tudo, ainda mais se você pretende ir para cidades da região de Lisboa e Porto usando transporte publico.

O que fazer com as crianças em Portugal, o que comer, como distraí-las e ainda mais no inverno com média de 6° graus, muitas foram minhas perguntas e vários meus estudos em outros sites para ir me preparando, então nada melhor do que viver para aprender.

Todas as dicas me valeram, mas sem dúvida quando você chega a seu destino, com um filho cansado, outro com fome, outro querendo o banheiro, o marido indo a busca das malas, táxi para 5 pessoas com bagagem, nada é como o planejado.

Aqui vou contar como foram os 30 dias de nossa aventura (minha e de meu marido) com nosso pequeno de 4 anos,  e dois adolescentes (meus enteados) um de 17 anos e outro de 23 anos.

Nossa aventura começou antes na chegada do aeroporto, arrumar as malas (que estavam prontas 3 dias antes do embarque, sempre fui “adiantada” para essas tarefas), despachamos a bagagem e nos dirigimos para área de embarque internacional. O tempo todo de olho aberto no Júnior, alias, não queremos perder nenhum, ainda mais ele que está em uma fase de “estripulias”.

Paradinha aqui, comprinha ali (comprinha mesmo, pois  o Dutty Free do aeroporto de Cofins – BH, não tem quase nada, a vendinha na esquina da minha casa tem mais opção do que no Dutty Free) entramos no avião.

Dia 10 de dezembro 00:05hs saída de nosso avião TAP com destino a LISBOA. Aqui vale lembrar que compramos passagem para 09 de dezembro, mas a TAP alterou nossa viagem para dia 10 de dezembro, e claro, não podemos fazer muita coisa a respeito disso.

Uma dica para quem vai de TAP pode solicitar no telefone 0300-2106060 a refeição infantil. Isso ajuda distrair os pequenos.

O avião da ida para Portugal foi maravilhoso, sistema eletrônico, touch screen, jogos, vídeos, desenhos, revistas online, tudo a nosso disposição. Bem diferente do avião que retornamos, onde minha televisão estava quebrada, os vídeos começaram todos juntos com 1:40h de voo, sem opção de retornar, trocar programação, etc.

Bom, pois bem, voltando ao assunto da ida, pedi o Kit Infantil de refeição, foi excelente, o Júnior comeu muito e ficou satisfeito. Inclusive outras mães estavam reclamando no avião e questionando o porquê meu menino tinha refeição diferenciada com toddynho, polenguinho, iougurte, salada de fruta, bolachas, etc. Então vale a pena vocês se programarem.

Em seguida a refeição, bem servida, meu menino dormiu e acordou apenas 20 minutos antes do avião aterrissar em Lisboa. Perfeito!!!!

Olha o Kit ai, a foto está ruim pois tirei com o celular e a luz do avião era mais fraca.

Outra dica é viajar a noite, geralmente eles dormem bem!!! E você fica mais tranquila. Vale lembrar, não tire o cinto de segurança da criança e nem o seu, por nenhum instante, oscilações nas condições climáticas podem ocorrer, principalmente se você está atravessando o oceano.

Machucar quem está a bordo é algo provável, principalmente quem está “solto”.

Vou contar como chegamos, os passeios que fizemos, como nos deslocamos, e onde almoçamos e média de valores e muitas dicas de comprar como aqueles cremes que desejamos e no Brasil pagamos bem mais caro. Dicas de lojas mais em conta para roupas e calçados para você e para a família. Comprei tênis Nike por 9,00 euros.

Para mostrar que podemos sim passear com a família sem gastar fortunas ou comprometer o orçamento no inicio do ano, alias vamos chegar na primeira semana de janeiro e com muitas contas como IPTU, IPVA, matricula de escola (são três escolas particulares), etc, vencendo!!! Então ninguém quer fazer loucura.

Dia 1
Dia de sol
8° graus

Chegamos à Lisboa, cansados, mas tudo em ordem. Fomos para área de migração e tudo bem tranquilo. A carinha do Júnior (nosso pequeno de 4 anos está uma delícia). Passei no Dutty Free de Lisboa, na ida o Dutty Free é bem fraquinho, agora na volta para o Brasil, é loucura total!!!!!

Comprinhas básicas e pegamos as malas. Muito frio. Fui para a empresa RENT A STUFF (dentro do aeroporto) para “retirar” meu marsúpio (canguru gigante) que aluguei quatro meses antes de viajar, VIA INTERNET, para usarmos com nosso menino de 4 anos, se ele se cansar de andar, alguém vai carrega-lo nas costas. Ele tem 21 quilos, então o pessoal de casa já se preparou um pouco antes para essa etapa. Acho que eu sou a única em casa que o carrego sem se cansar. Mas essa missão não vai ficar comigo (pelo menos dessa vez). Você já ouviu dizer “que a lã não pesa para a ovelha”? É isso ai, o Júnior não pesa para mim, mas com certeza a tarefa vai ficar com meu maridão.

Fomos do aeroporto de Lisboa para o apartamento de taxi, foi muito simples, alugamos no próprio aeroporto. Ficou 15,00 euros.

Fizemos nossa reserva de 10 dias em Lisboa em um apartamento bem bacana do  site da HOUSE TRIP (www.housetrip.com), pode confiar, é a quarta vez que alugamos pelo site, escolhemos um bem localizado e em uma área bem segura com acesso a metrô e ônibus (aqui chama-se autocarro). Quem quiser a dica do apartamento que alugamos mande uma mensagem que passo o contato.

Segue algumas fotos nesse post mesmo sobre o apartamento. Vejam que organizado! Têm de todos os preços, tamanhos, conforto, com piscina, sem piscina, no mar, etc.

Mas esse sem dúvida foi fantástico, e muito bem aquecido para quem está viajando no inverno da Europa de Dezembro e Janeiro.

Se você gostou do apartamento, segue link para o aluguel no HOUSE TRIP, http://www.housetrip.com/pt/arrendamento-ferias/112941

Fomos no supermercado Continente comprar produtos básicos de alimentação (leite, pão, requeijão, iogurte para as crianças, etc), material de limpeza para casa não compramos nada, a apartamento que alugamos estava completíssimo, inclusive com sabão em pó para lavar roupa. Fantástico!!

Cansadíssimos fomos dormir as 19hs.

Dia 2
Dia de sol
5° graus

Estamos mais descansados e com muitos programas em vista. Antes de chegar em Portugal fiz uma listinha de onde queríamos ir, todos deram suas dicas e ideias, assim foi mais fácil montar um cronograma e agradar a todas as idades.

Compramos o cartão Viva Viagem, segue link do site  METRÔ LISBOA , pagamos para rodar 24 horas 6,00 euros por pessoa, mas andamos de metrô, ônibus, bonde, subimos e descemos várias vezes. Valeu a pena pagar 6,00 euros esse dia.
A passagem avulsa é 1,40 euros de metrô e de autocarro 1,85 euros.

O metrô de Lisboa e Porto são separados por zonas, planeje bem a viagem.

O que mais fiquei admirada é a educação, limpeza e a disciplina no metrô, alem de horário “britânico”, se o painel mostrasse 2 minutos para o metrô chegar, conseguíamos avistá-lo com 30 segundos antes do horário.

Fomos no Oceanário, segue link Portugal.

Não preciso dizer que o meu menino AMOU TUDO. Estava tendo uma exposição itinerante de tartarugas marinhas, foi lindo.

Ele ficou vidrado nos pinguins, olha que lindinhos.

Valores:
Família *
42,00€
34,00€
* Famílias: 2 adultos e 2 crianças até aos 12 de idade (criança extra: 4,50€), este bilhete está disponível apenas nas bilheteiras do Oceanário de Lisboa. base 2014

verão

Encerramento
20h00

19h00

Dica: compramos o bilhete família que sairia mais em conta e usamos a carteirinha de estudante das crianças para ter desconto. Na Europa cada centavo vale muito.

Vou dar um exemplo, fui comprar uma revista e custava 4,99 euros, dei 5,00 euros ao funcionário da livraria, agradeci e virei as costas. Ele me chamou e falou que tinha troco de 1 centavo, falei que poderia ficar com o troco, ele retrucou dizendo, sua sorte pode estar em 1 centavo, leve o troco. E realmente se você vai comprar algum produto de 1,99 euros e tiver 1,98 euros, pode acontecer de não ser vendido à você pela falta de 1 centavos. Muitos produtos comprei com centavos, exemplo chocolate em máquinas de self-serv.

Fiz uma compra no Pingo Doce (supermercado pequeno que tem em vários bairros), comprei pão de forma, um pacote de açúcar e um leite por 0,99 cntavos de euro, isso em 2015.

O DIA 3 E 4 SEGUE NO PRÓXIMO POST.