Perigos Domésticos - Parte 2

Olá, segue a segunda parte sobre perigos domésticos.

Escritório
 - Guarde os materiais pontiagudos, como tesouras, extratores, abridores em locais longe do alcance das crianças, pode ser gavetas trancadas, ou em cima de um armário com porta. Lembre-se que os “pequeninos” são criativos quando querem alcançar objetos.
 - Cubra os cabos de fiação, não coloque apenas um tapete em cima, coloque embutido em tubos especiais ou até mesmo na parede. Segurança é tudo. Meu filho já tomou um choque por que o pintor deixou o espelho que acende a lâmpada destampada, é um horror você ver seu bebê chorando.
 - Tenha moveis com bordas arredondadas, se isso não for possível, use os protetores de quinas, em casa tem em todos os cantos e é fundamental para que as crianças não cortem a testa. Inclusive posso garantir, meu filho bateu a cabeça em um protetor e ficou olhando “feio” para o canto da mesa, mas não chorou e com certeza não doeu.
 - Cuidado com as cadeiras de rodas e giratórias, elas são uma tentação para as crianças, vale a pena por um período trocar essas cadeiras ou até mesmo investir em travas para as rodinhas.


Jardim e parte externa da casa
 - Cuidado com as plantas tóxicas, muitas vezes não fazemos idéia, mas temos elas plantadas em belos vasos ou até mesmo no jardim, um exemplo: Tinhorão ou Taiá; Comigo-ninguém-pode; Copo-de-leite; Taioba-Brava; Bico de Papagaio; Coroa-de-Cristo; Espirradeira; Pinhão-roxo; entre muitas outras
Obs.: cerca de 60% dos casos de intoxicação por plantas ocorre em crianças menores de 8 anos e a maioria desses casos são acidentais.
 - Coloque travas de segurança para que as crianças não possam ir a garagem, sala de ginástica, perto de piscinas, lavanderia.
 - Piscina: atenção a esse ponto que é de extrema cobiça da criançada. Coloque grades de segurança (alta o suficiente para não pularem/escalar) e com travas nos portões. Crianças pequenas se afogam em segundos e em poucos cm de água.
 - Jardim: atenção ao gramado que pode ter desde formiga até bichos mais peçonhentos. Embora raramente possa ser fatal a dor é intensa.
 - Churrasqueira: Perceba que a cabeça da criança é da altura da churrasqueira, com isso risco de queimaduras no rosto e couro cabeludo. Fogo é muito perigoso, principalmente na região das narinas. Vale também a dica para fogareiros que são moveis, nunca deixe a criança perto de um desses objetos de tentação.


Longe de Casa
Seja no hotel, na casa de amigos, vizinhos ou parentes, os perigos saio constantes e com certeza na casa de terceiros não existe a “parafernália” de segurança que você montou em sua casa.
 - Verifique a sala imediatamente quando você entrar, objetos cortantes, vidros, tomadas, fique atenta se seu bebê estiver engatinhando ou dando os primeiros passos.
 - Se for ficar hospedada em um hotel, não hesite, leve seu próprio protetor de tomada.
 - Leve um berço portátil, sei que muitos consideram um item inútil, mas vale a compra, você pode colocar o bebê para dormir enquanto curte tranquilamente a conversa com amigos, sem imaginar se ele vai cair do sofá ou da cama que sua amiga gentilmente cedeu. Se não tem berço, não pense duas vezes, coloque um colchão no chão, é com certeza bem mais seguro.
 - Cuidado com itens de tentação dos miúdos, como cosméticos, copos, pequenos objetos.
 - Atenção especial ao banheiro dos “vizinhos”.
Uma dica que vale na casa de parentes e até na sua casa, coloque toalhas na parte de cima da porta, assim a criança não tem como fechar a mesma e se trancar por dentro.

Boa sorte com os pequeninos.
Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário