Quando meu filho estava para nascer, escutada quase o dia inteiro a seguinte frase “aproveita para dormir agora por que você não vai dormir nunca mais”. Achava essa frase um pouco forte e até mesmo com um tom de sarcasmo, mas ela tem um pouquinho de realidade, não é tanto assim, mas tem um fundinho de verdade.
Claro que no inicio o bebê precisa da atenção total da mãe, ainda mais se estamos amamentando no peito, mas com o tempo essa situação vai mudando. Li em vários sites, livros, revistas, e até mesmo em conversas com o pediatra sobre a palavra ROTINA. E não é que ela funciona mesmo!
Criar uma rotina com o bebê vai fazer com que ele se acostume a uma situação que com certeza será confortável parta ele e para você. Não entenda colocar rotina a seu filho como estar punindo o mesmo de suas vontades, toda criança tem vontade de ficar acordado e dormir na cama com a mamãe e o papai, mas acredite isso é prejudicial ao bebê que fica muito independente e vem a sofrer lá no futuro e também não é saudável para a vida do casal.
Você pode colocar o bebê para cochilar na sua cama, mas preste atenção, quando ele e dormir, lugar de bebê é no quarto dele e no berço, onde com certeza ele estará mais seguro.
Já passei pela fase dos sonos leves, acordar a cada 2 horas para amamentar, levantar 03 vezes na madrugada, etc. Estou em outro período do bebê, onde ele dorme as 21:30h e vai DIRETO até as 6:20h da manhã. Mas acredite, eu sei bem o que é um montão de olheiras, cansaço, pele estragada, esquecer de tomar banho, não lembrar de almoçar, ir ao banheiro e ficar com a babá eletrônica do lado, e muito mais.
Por isso, se ajudar vocês, vou dar algumas dicas de como colocar o bebê para dormir e como ajuda-lo a pegar no sono. Alias a frase que nossas avós diziam “o sono alimenta” é verdadeiro, as crianças de desenvolvem enquanto tiram uma soneca.
1 – Não se preocupe com o sono do bebê nos primeiros meses, é totalmente imprevisível, ele pode dormir alguns minutos como horas, mas é importante de manhã não passar de 3 a 4 horas de sono, pois o bebê precisa se alimentar e não pode ficar desnutrido, se a noite ele dormir um pouco mais, não tem problema, mas dê atenção à alimentação dele de dia. Com 03 meses de vida o bebê inicia um ciclo mais previsível de sono.
2 – Cante uma canção de ninar para o bebê, a mesma música todos os dias, isso ajuda a acalmá-lo e principalmente adormecer escutando a voz da mãe dá segurança a criança, conforto e aconchego.
3 – Todo bebê demonstra quando está com sono, alias é uma cena linda, eles coçam os olhos, bocejos são constantes, alguns ficam irritados, outros ficam amuados em colos ou nos cantos, são inúmeros os sinais, perceba as do seu filho. Coloque-o na cama somente quando estiver sonolento, mas acordado para perceber que está indo para a caminha dele, isso vai fazer com que ele aceite e perceba onde deve dormir e que sempre estará seguro nesse ambiente. Fique tranqüila se ele chorar, bebês fazem isso, alias se ele pudesse falar com certeza não estaria chorando e sim dizendo “mamãe me deixa dormir no seu colo, me deixa dormir no seu quarto”. Mostre a ele que você está do lado, mas no quartinho dele. Meu filho desde que tem 6 dias dorme no berço dele, hoje já associou o berço ao sono. E é extremamente tranqüilo e feliz.
4 – Não existe tempo para cochilo, o que quero dizer é que muita gente reclama que o bebê dormiu apenas 30 minutos e fica a duvida se ele realmente está descansado. Sim está! Tem bebês que dormem de 30 a 45 minutos e isso é o suficiente, outros dormem 1 à 2h, depende muito das atividades do dia. A chave não está em quanto ele dorme e sim no comportamento da criança. Verifique se ele acordou irritado, mal-humorado, ou se está doce, tranqüilo. Se ele acordar de irritado pode ter certeza você vai ter que ajustar a hora do sono, pode ser que tenha excesso de barulho em casa ou na rua e está acordando o bebê antes do tempo necessário para o descanso.
5 – É muito comum um bebê que dormia de manhã e a tarde, agora escolher apenas um horário, ou mudar seus hábitos, isso aconteceu com meu filho, eu estava no ritmo de cochilo de dia e a tarde e o soninho da noite, sem perceber um dia ele não dormiu à tarde, depois veio o segundo dia, terceiro e agora é apenas o cochilo de manhã ou logo após o almoço. Muitos fatores estão mudando a rotina do bebê. Ele não começa a engatinhar, a andar, falar, os dentes estão nascendo. Então tudo muda. Não force o habito anterior, deixe seu filho se adaptar ao que melhor convém a ele.
Lembre-se que cada criança tem um hábito, alimentação, ambiente que vive por isso os fatores podem alterar seu ritmo de sono, converse sempre com seu PEDIATRA ele pode ajudá-la a colocar uma “rotina” na vida de vocês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário