Resfriado

Vou comentar um pouco mais sobre resfriado e gripe, por que meu filho desde sábado adoeceu, esse é o quinto resfriado dele, e mesmo assim, parece que é o primeiro de nossas vidas.

Passei sábado para domingo e domingo para segunda-feira sem dormir, bom, dormi mais ou menos duas horas, as demais fiquei ao lado dele, pois ele estava com dificuldade de respirar e fiquei muito preocupada.

Considero-me uma mulher de sorte, pois um bebê tem por ano 6 a 8 resfriados e quando vai para a escola piora, chega a 10 a 12 resfriados por ano. Hoje o Júnior está, infelizmente, entrado no “resfriado nº. 5”, mas falei que me considerava com sorte, pois ele tem 1 ano e 6 meses e pela estatística eu deveria estar com uns 12 ou 13 resfriados no currículo de mãe.

Antes de tomar qualquer providencia você deve identificar se é gripe ou resfriado. Eles são muito similares.

RESFRIADO

É uma infecção aguda virótica (os rinovírus são os principais agentes causadores), geralmente sem febre, na qual as principais manifestações clínicas envolvem as vias aéreas superiores, com secreção nasal (coriza) ou obstrução nasal como sintoma predominante. Com a exposição ao agente, à infecção podem ser facilitados por fadiga excessiva, distúrbios emocionais e alérgicos.

GRIPE

É uma infecção respiratória aguda causada por um vírus específico, denominado INFLUENZA, que ocasiona febre, prostração, coriza, tosse, dor de cabeça, dor de garganta. Geralmente ocorre como uma epidemia no inverno. Pode complicar com infecção bacteriana secundária que deve ser tratada com antibióticos.
O vírus da influenza apresenta vários sorotipos e sofrem mutações de um ano para outro. Estão sendo fabricadas vacinas que devem ser repetidas todos os anos, principalmente pelos grupos de maior risco (idosos e pacientes com problemas respiratórios crônicos).

Se seu bebê tossir, espirrar, recusar alimentos sólidos e líquidos, tiver diarréia, e apresentar febre superior a 39º, consulte o pediatra imediatamente para descartar a hipótese de infecção bacteriana.

Se o seu bebê estiver espirrando, nariz escorrendo ou até entupido, tosse seca, dor de garganta, fadiga, perda de apetite e uma ligeira febre são sinais de resfriado. Que dura cerca de 10 dias. Isso mesmo, 10 dias de tortura para mim, pois achoq eu sofro mais que meu filho.

A gripe costuma ser mais grave, pois podem ser seguidos de dor de cabeça, febre moderada para alta com calafrios, dor de garganta, dores musculares, diarréia e vômitos. Não há muito o que você fazer, vai precisar do pediatra para auxiliá-la.

Mas você pode ajudá-lo se o caso for um resfriado.

A criança quando resfriada fica muito incomodada e se sentindo muito mal, mas mesmo assim não a medique por conta própria, remédios que são recomendados para os adultos geralmente não podem ser tomados pelas crianças, ainda mais os bebês. Existem no mercado remédios específicos, seu pediatra vai recomendar a você, os mesmos têm o intuito de acalmar a febre e abrandar as dores musculares. Só medique seu filho com resfriado se já tiver conversado com seu pediatra.

Para as narinas existem soros específicos sem conservantes para bebês, com aplicadores que facilmente liberam o produto na quantidade exata. Uso sempre no Júnior para “acalmar” a coriza. Se seu filho souber assuar as narinas, ótimo, se não sabe, use o recurso de limpar o nariz dele com água corrente morna. Eu sempre limpo o nariz do Júnior com água e o resultado é excelente, pois evita que ele esfregue a mãozinha no nariz e no rosto, e, conseqüentemente leve a boca.

Um banho quente pode ajudar muito, pois o vapor (igual a uma sauna) ajuda a melhorar a congestão no peito. Então aproveite e tome banho com ele, dê aconchego, pode ter certeza que carinho de mãe nesse momento nunca é demais.

Use um umidificador no quarto da criança, essa última dica me foi dada por uma cunhada que sempre amenizou os resfriados do filho, hoje com 8 anos, deixando o ambiente mais úmido. Se você tiver o aparelho em casa, não esqueça de limpa-lo com uma mistura de água e vinagre em partes iguais.

Dê muito líquido a criança, suco de laranja, melão, acerola, água, canja, sopa de legumes, quando mais líquido ele ingerir, menores são a chance de desidratar. Lembre-se que leite ajuda a aumentar o muco e isso pode provocar muita tosse. Não é para você tirar o leite do bebê, apenas serve de informação. Converse com o pediatra, cada criança reage de uma forma.

Deixar a cabeça da criança levemente elevada, costumo colocar dois travesseiros para ao Júnior, mas você pode colocar toalhas ou até mesmo travesseiros embaixo do colchão se ele for muito pequeno, pois isso ajuda, e muito, a melhorar a respiração da criança. Motivo que os levam a acordar a noite inteira.

Boa sorte!

E sempre consulte seu pediatra. Nunca medique uma criança sem o auxilio do médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário