A primeira vez que vi o Júnior tirar a fralda e correr pelado pela casa, achei lindo. Mas quando ele fez isso na frente de visitas, já fiquei assustada.
Não pelo comportamento dele de ter tirado a fralda, mas pela segurança de meu filho, e se ele resolve soltar a fralda no meio da rua, na casa da vizinha, na escolinha, na frente de um desconhecido, fiquei imaginando um monte de coisas, etc.
Toda criança é exibicionista, ou até mesmo gostam de se sentir livres, então lá em casa, deixo o Júnior ficar peladinho na hora do banho, ele tem alguns segundos de liberdade, para correr até o quarto ou a sala, levar a toalha para o banheiro, mas sempre e somente com a minha presença e de meu marido.
Decidi por tomar essa postura, pois não gosto de reprimir as atitudes/expressões dele, claro que digo aqui as “atitudes” de criança, como querer descobrir ser “livre” (sem fralda). Pois todo pai e mãe tem que ter o controle sobre seus filhos.
Tem um filho de uma amiga que aprendeu a soltar a fita da fralda, claro antes da hora, pois ele não estava preparado para usar o peniquinho. Nesse caso aconselhei a ela usar sempre um shorts, ou a cueca, para dificultar a retirada da fralda, ou outra opção é colocar uma fita crepe para reforçar a fraldinha (cuidado para não apertar a barriga do bebê), e até mesmo vestir um body (sempre faço isso com meu filho).
Dica: é muito difícil encontrar body para crianças que já estão acima de 12 kg , mas não é impossível, eu tenho vários em casa, compro em uma loja grande de departamento (tem em todos os shoppings, fácil localizar) e outros tantos em sites de produtos de artesanato. Meu filho pesa 13 kg e mesmo assim encontro body´s para ele.
Acredito que estou rumo a “extinção” da fralda em casa, e olha que quem decidiu por isso foi o próprio Júnior. Digamos que estou entrando na fase do “DESFRALDADOS”. Acho que daqui para frente o Júnior pode começar a mostrar que quer usar o banheiro, pois já está identificando xixi e cocô. Ele sempre avisa quando está fazendo um ou outro e mais corre no banheiro pega um pedaço de papel higiênico e “se limpa” (passa o papel por cima da calça/shorts) depois joga o papel no cesto de lixo.
Não forço em nenhum momento a retirada da fralda, até por que acho que isso é decisão da criança, cada qual tem seu período. Mas pode ter certeza vou adorar vê-lo usar o banheirinho, ou melhor, o penico.
Foi recomendado por um pediatra amigo de nossa família, que devemos ficar atentas, pois algumas criança com 1 ano e meio ou 2 anos tem tendência a querer mostrar aos pais que não necessitam deles para algumas tarefas, entre elas, para tirar a fralda, comer sozinhas, escovar os dentes, etc. Eles querem mostrar independência e de certa forma contrariar as decisões dos pais. Talvez seja a primeira vez que nos confrontamos com os pequeninos.
Devemos ter sabedoria e paciência para mostrar o quanto ainda eles têm a aprender e continuar ensinando com amor e dedicação.
Mas confesso, que estou torcendo para que ele aprenda o mais rápido possível tirar a fralda e usar o banheirinho, pois ele é o verdadeiro “perito”, tem muita habilidade com as mãozinhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário