Sono na Gravidez

Recentemente uma amiga veio reclamar de insônia e excesso de sono a tarde, lembrei bem o que passei no meu período de gravidez. Oscilava entre os enjôos, as noites mal-dormidas e o cansaço da tarde.

Por isso resolvi escrever um pouco sobre essa fase, que foi linda e maravilhosa (hoje eu enxergo dessa forma, na época eu parecia um zumbi), mas que com alguns truques fui amenizando essa agonia da falta ou excesso de sono, alem das câimbras e inúmeras vezes que fui ao banheiro fazer xixi.

1 – Banho quente para relaxar, todo mundo sabe que um banho quente e no com óleo corporal (claro que para hidratar o barrigão) e perfeito. Peça ao seu marido ou a pessoa que estiver acompanhando sua gravidez para fazer uma massagem nas costas ou nas pernas isso ajuda a aliar a pressão.

2 – Excesso de xixi. É normal! O nosso útero está se expandido e com isso ocupando o lugar da nossa bexiga, conclusão, menos espaço para armazenar o xixi. Uma dica é parar de ingerir líquidos duas horas antes de dormir. Mas cuidado para não ficar desidratada, lembre-se de beber muita água durante a gravidez.
Uma noticia boa é que começa a normalizar a quantidade de idas ao banheiro a partir do 2º semestre.

3 – Dor de cabeça. Culpa dos hormônios. Com temos uma maior produção de progesterona no primeiro semestre os vasos sanguíneo se dilatam, com isso dor de cabeça e perda do sono. Dica: coloque toalhas frias na cabeça, os vasos sanguíneos de contraem. Nunca tome remédio por conta própria, converse com sua obstetra.  É muito comum a dor de cabeça nos primeiros meses, com o tempo passa. Assim como os enjôos. É questão de tempo. Mas sempre que puder descanse. Isso vai ajudar a aliviar o estresse do dia a dia.

4 – Seios doloridos, posição difícil na cama. Isso realmente não tem como escapar. Nosso corpo está cheio de estrógenos (ainda bem), produzindo leite para a chegada do bebê. O truque coloque aqueles travesseiros grandes (travesseiro de corpo) para dormir, durma de lado. Ajuda muito nesse momento.

5 – Azia. Mais uma vez o útero. Dessa vez o nosso útero está comprimindo o estomago, todo nosso conteúdo vai para o esôfago. Alias nosso útero está precisando de espaço para o bebê (graças a Deus, sinal de que ele está crescendo). Mas vem o refluxo. Dica: evite bebidas gasosas, não coma antes de dormir, se comer dê preferência a uma maça, pêra, fruta leve. Se não agüentar a azia, peça ao seu obstetra um remédio, existe muitos o mercado que as grávidas podem aderir.

6 – Dormir do lado esquerdo. Eu até mudei de lado na cama quando estava grávida. Deitar de costas não é nada bom para vc e para o bebê. Pois o peso da barriga faz com que a veia cava inferior possa ser pressionada, e, ela é responsável pelo transporte do sangue venoso do abdômen e dos membros inferiores para o coração. O organismo começa a trabalhar em dobro para transportar sangue para o coração e com aumenta a pressão arterial e o fluxo sanguíneo do útero fica mais lento. Durma de lado, seu bebê preciosa de abundancia de oxigênio e sangue.

7 – Câimbras. Como dói. Sofri de câimbras a gravidez inteira, conseqüência, muitos vasinhos. Mas é muito relativo, pois se deve ao peso que carregamos durante o dia nas pernas. Meu bebê era enorme, e com isso sofri a gravidez inteira. Nosso organismo necessita de magnésio, cálcio e potássio. O bebê a partir do 03 meses de vida uterina começa a calcificar os seus ossinhos e com isso “suga” o cálcio da mãe. Portanto se a mãe não ingerir uma quantidade boa de cálcio em sua dieta, as “reservas” de cálcio podem se esgotar e com isso obter câimbras musculares. Geralmente ocorre a noite. Você pode alem de incluir uma dieta rica em potássio, magnésio e cálcio, fazer alongamento por 1 minuto antes de dormir, pode ter certeza alivia e muito as câimbras noturnas. Converse com uma nutricionista sobre sua dieta balanceada.


De qualquer forma, seu corpo está se adaptando a chegada do bebê, noites mal dormidas, sonos leves. Seja o que for a Natureza é sabia, com o tempo você vai entender e compreender tudo o que falo. E posso dizer isso com a mais absoluta certeza, pois por varias vezes queria me esconder no primeiro buraco, deitar na primeira almofada que via, dormia de ver propaganda de travesseiros. E hoje consigo entender a razão de tudo.

Pode ter certeza, vale a pena cada dor, cada câimbra, cada noite mal dormida, sono sem controle a tarde. Só para ver o rostinho deles.

Um comentário:

  1. Você tem razão mamãe, as insônias, o cansaço, as câimbras, os enjôos fazem parte da transformação do nosso corpo se adaptando à chegada do bebê... Tenho certeza que vai valer a pena ! Não vejo a hora de ver o rostinho ! Beijos !

    ResponderExcluir