Mordidas na escola

Um dos grandes receios de toda mãe é que seu filho volte da escolinha com uma marca de mordida de algum coleguinha mais agressivo.

Fique tranqüila, essa fase passa. Assim como muitas outras que você já enfrentou.

É natural se preocupar, mas também é fundamental saber lidar com a situação.

Nossa tarefa é apenas ajudar a criança a controlar um pouco desse impulso.

Vamos entender que nessa situação todos são vítimas: As mães e as duas crianças, “mordedor” e “mordido”, ok!

Toda criança até os quatro anos de idade não sabe se expressar de forma clara, dizer exatamente o que deseja, o que lhe satisfaz, argumentar, elas não possuem a habilidade da fala, então reagem através de impulsos.

Para nós adultos parece pura agressividade uma criança morder a outra ou beliscar ou até mesmo dar um tapa, mas trata-se de um comportamento “normal” das crianças nesta idade. Isso não significa, por si só, que se trata de um possível “caráter ruim”.

Então vamos a algumas dicas para ajudar seu filho:

1 – não fique parada vendo seu filho ser “malvado”, se você ver ele cuspir, falar palavrões, beliscar, morder, tente de forma tranqüila parar o comportamento dele. Fale com calma, se ele estiver muito nervoso, sai do ambiente que estão, procure um canto da sala, do parque, evite conversar com pessoas ao lado.

2 – Não exija explicação. Procure saber de forma calma apenas o que aconteceu, se alguém pegou o brinquedo, se ele quer algo. Com certeza você vai descobrir que ele quer brincar, chamar a atenção do colega, ele está pedindo atenção e se sentiu frustrado. 

Aqui cabe a sua maturidade de explicar quando ceder, emprestar brinquedos, dividir. Ensine-o a usar expressões como: “Eu não quero”; “Devolva”; “Agora não”. Isso pode evitar mordidas.
3 – Muitas crianças para chamar a atenção da mãe, acabam agredindo, pois as mães “piram”. Cuidado com suas reações, se seu filho perceber que ganha atenção quando faz malcriação, você vai estar perdida.

4 – Tente mostrar a ele como chutar, morder pode doer no coleguinha. Criança tem o coração muito puro e sabem quando outras crianças estão tristes. Observe que muitas crianças choram de ver outras crianças chorarem.

5 – Ensine a criança a sempre pedir ajuda de um adulto, principalmente na escola, para obter um brinquedo, para fazer alguma brincadeira, etc. Isso vai evitar possíveis ataques contra coleguinhas.

6- Nos parques, praças e locais de convivência comum, entretenha as crianças com brincadeiras saudáveis, isso vai evitar competição por brinquedos. 

7 – Lembre-se também que morder pode significar que a criança está com dificuldade de adaptação, vendo alguma agressão/discussão, ou até mesmo o nascimento do irmão podem afetar o estado da criança. Nesse caso um pouco de atenção especial da mãe e do pai é tudo que ele precisa para se acalmar.

Muitas mães procuram o pediatra para resolver essa questão, se for seu caso, não hesite em marcar uma consulta hoje mesmo, com certeza escutar os conselhos do médico serão excelentes para você e melhor ainda para seu filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário