É muito comum logo após a gravidez (3 primeiros meses da criança) ou até mesmo para quem deseja ficar grávida passar por um processo de “depressão”. Resalto aqui que não estou falando de depressão pós-parto, e sim, depressão que abala qualquer mulher que passa por oscilações hormonais.
Pode ser um simples mal-humor, uma fase ruim, enfim, qualquer situação que a coloque para “baixo”.
Então vale a pena investir em algumas alternativas para nos ajudar, ou até mesmo se cercar dessas dicas no dia-a-dia para melhorar nosso humor.
1 – Flores
Existem estudos que comprovam se olharmos (cor) ou cheirarmos (aroma) as flores nosso humor melhora, pois liberamos uma maior quantidade de endorfina. Então, vale a pena encher a casa de flores, vasos com lindos buquês pequenos, grandes, floridos, perfumados.
2 – Final Feliz
Se for um pesadelo, um pensamento, uma situação, IMAGINE!! Mude o final de sua história, isso é uma TERAPIA. Você deve reviver a história ou seus pensamentos ruins em detalhes e alterar o final da história. Sei que é EXTREMAMENTE difícil, mas tente, dia-a-dia você vai ver o resultado. Se for preciso leia livros de auto-ajuda, medite, faça ioga, utilize seu tempo para você melhorar a cada momento.
3 – Comece a melhor logo cedo
Em vez de acordar com o alarme gritando na sua cabeceira, coloque uma boa música, dê preferência a que melhor estimule seu humor. Tome banho, se troque, tome café com um bom som. Ah... antes de sair da cama, sente, respire, movimente o pescoço de um lado para o outro, estique os braços.
4 – Pausas
Está confirmado, faça minidescansos para prevenir a fadiga, o ideal e que a cada duas horas você pare por dois ou três minutos. Levante, circule, respire, olhe a janela, observe as cores, pessoas, sinta os cheiros (bons e ruins) isso estimula o cérebro, coma um lanche saudável, beba um suco, bate um papo com um colega ou até mesmo um desconhecido, invente, mas procure uma folga. Pode ter certeza você vai voltar para o trabalho ou para casa com o desempenho revigorado.
5 – Mastigue com calma
Convenhamos você pode dizer que não consegue parar de trabalhar, não pode comprar flores por que é alérgica, não consegue mudar os pensamentos, mas falar que não consegue MASTIGAR DEVAGAR É UMA GRAVE DESCULPA. Come rápido quem quer. Você só tem a ganhar se comer devagar, uma boa mastigação ajuda a absorver melhor os nutrientes, aumenta a salivação o que ajuda a neutralizar os ácidos do estomago e ajudam a diminuir a quantidade de bactérias dos dentes e gengivas. E ainda, ajuda a dar a sensação de saciedade o que faz você comer menos.
6 – Cinco minutinhos de sol
Comecei essa prática com meu menino, por incrível que pareça até picada de pernilongo ou as alergias que as vezes aparece começaram a melhorar. Abra a janela do apartamento, vá para o terraço, quintal, aproveite de alguma forma o sol da manhã, 5 a 7 minutos são o suficiente para você receber uma “carga” de vitamina D (responsável por aquela euforia natural, a sensação de se sentir “bem”). Lembre-se de tomar sol antes das 9h, ok?!
7 – Estique-se
Você já deve ter ouvido que deve se espreguiçar igual a um cachorro, esticar igual um gato, e muitas outras frases. Pois é isso mesmo, estique, alongue, abaixe, levante, comece pelo pescoço, passe para os braços, abdômen, pernas e pés. Com o decorrer do tempo você vai perceber a melhora da sua elasticidade e agilidade. “Dê preferência para fazer depois de um bom banho, pois seus músculos estarão mais relaxados e aquecidos”, depois com o tempo pratique a qualquer momento.
8 – Temperos
Na culinária achamos diversos ingredientes que aumentam o bem estar, relaxam, aliviam dores, até dor de cabeça (experimente colocar um cravo da índia na boca e chupar como bala). Então explore esses temperos, você vai ganhar mais disposição e bom-humor e seu corpo vai adorar os novos paladares. Use orégano, tominho, salsa, açafrão, manjericão. Eles possuem propriedades benéficas para a saúde como vitaminas e minerais e até agentes anticancerígenos (manjericão). Existe muitos pratos que utilizam vinho no cozimento (inclusive risoto), então aproveite e busque receitas na internet. Você só tem a ganhar. Consulto sempre um site bem explicativo www.panelasefogao.com
Vá à busca de sua felicidade.
Lembre-se que ninguém tem direito de decidir se você vai ou não ser feliz, a não ser você mesma.
Abraços
Nenhum comentário:
Postar um comentário