Inverno está chegando, cuidados redobrados!

Uma das estações mais acolhedoras é o inverno, as doações de roupas aumentam, a atenção ao próximo fica mais acolhedora, nos sensibilizamos em ver uma criança ou até mesmo uma mãe carregando o bebê em baixo de pontes, nas ruas, ou até mesmo batendo na sua porta e pedindo uma manta.

Alias já fiz duas malas de doações, uma com roupas do Júnior e minhas roupas e outra com cobertor, mantas, travesseiros e lençóis. Agora só falta eu ir no armário do meu marido. Resolvi trocar o enxoval de casa e doara para quem precisa, mas em saber para quem estou doando, entregue em uma casa de assistência a crianças carentes.

Essa estação também é o período que requer maiores cuidados com nossos filhos, pois as gripes e resfriados estão “a soltas no ar”.

Sempre se faz necessário alguns cuidados, se você precisa de roupa para se esquentar imagine que os bebês precisam de uma camada a mais de roupa. Use sempre camadas, fica mais fácil despir e aquecer seu filho conforme a oscilação do dia.

Use gorros quando sair de casa e proteja bem os pés das crianças. Já dizia minha avó que doença se pega pelo pé e pelas costas, então use uma meia quentinha.

Muita atenção se você perceber que os lábios da criança estão arroxeados (azuis), mãos, nariz e orelhas pálidas pode ser sinal de frio. Enquanto se filho não sabe se expressar você tem que ficar muito atenta.

Vale também atenção para não aquecê-lo demais, os dois extremos podem ser prejudiciais. Se você perceber suor no pescoço, cabeça, bochechas vermelhas pode ser sinal de que seu bebê está muito quente. Ou até mesmo respiração ofegante.

No inverno nossa pele tem tendência a ficar mais seca, e a do bebê também, por isso cuidado na hora do banho, limite para 10 minutos no máximo e com água morna, ideal é 37º, eu sempre coloco uma colher de óleo puro mineral ou óleo de bebê sem cheiro e sem corantes, isso ajuda a hidratar a pele do bebê. Uso sempre no inverno um sabonete natural sem conservantes, ele é mais caro do que os demais, mas é só o bebê que usa, então vale o investimento. Para shampoo e condicionar uso os específicos para crianças e bebês e com certeza que não possuam corantes e fragrância, com ação hipoalérgica.

Vale a pena cada investimento, pois as crianças no inverno tende a manifestar as eczemas. Isso é terrível.

Obs.: Eczema, também chamada de dermatite, se refere a qualquer tipo de infecção da pele. Os eczemas, em geral, iniciam-se pela aparecimento, à superfície da pele, de vermelhidão (eritema) e inchaço (edema) da superfície cutânea. Como consequência, pode ocorrer um acúmulo de líquidos em pequenas vesículas, com prurido. Das vesículas, um líquido seroso é secretado, o que favorece a formação de crosta. Com a progressão do quadro a pele torna-se espessa (liquenificada). É bastante comum na infância e adolescência, afetando cerca de uma em cada nove jovens (11%-15%), mas provavelmente muitos casos não são diagnosticados.


Sempre que saio com o Júnior costumo passar no rosto dele um creme de homeopatia, Creme de Bach, você pode mandar manipular em qualquer farmácia de homeopatia, ou uso Bepantol, nos lábio e no rosto, isso evita que o vento áspero irrite ou “corte” a pele dele. Agora se mesmo assim você perceber que a pele do seu bebê continua vermelha e machucada com o frio, consulte imediatamente o pediatra, pois ele pode precisar de tratamento prescrito.

Deixo o quarto do Júnior sempre aberto para circular ar, alias estamos na estação de vírus, mas as 17h sempre fecho as janelas e os vidros do quarto e da casa para que comece o processo de “esquentar o lar”. Assim quando o Júnior for dormir o quarto está bem mais aquecido. Confesso que já usei secador de cabelo para esquentar a cama dele, isso quando ele tinha 6 a 10 meses. Hoje penso em comprar um mini-aquecedor para o quarto dele. Já estamos em busca do mesmo.

No carro em viagens, deixo uma manta à disposição e cubro o bebê, nem que seja da barriga para baixo, assim vou mantendo a temperatura dele e claro se for necessário ligo o ar quente para melhorar o ambiente no carro.

Par aquém tem filho na escolinha, as creches, é bom verificar a temperatura do ambiente, pois seu filho pode a todo momento ficar gripado, apenas por que a professora deixou ele perto de uma “corrente de vento”.

Costumo dizer que o inverno é a estação nobre dos vírus, e é verdade, é dificol não ver uma pessoa tossindo, espirrando, limpando o nariz, comprando lenços, e as propagandas na televisão são sempre de remédios para combater a gripe/resfriado.

Por isso, é bom manter seu filho com a carteirinha de vacinação sempre em dia, tome todas as vacinas da rede pública e se possível compre as particulares que fazem muita diferença.

Lugares públicos, nosso é meu horror, pois toda vez que o Júnior ficou doente foi por que fui ao shopping ou ao supermercado. Lugares públicos estão cheios de vírus, então durante as 10 primeiras semanas de vida de seu bebê, tente mantê-lo fora desses ambientes, mantenha o mesmo em casa. A Criança ainda está muito vulnerável. É para o bem dele, e pode acreditar para o seu. Por que filho doente tira qualquer mãe do prumo.

Além do mais, se surgir festas, almoço de família, jantar, etc, você tem a desculpa perfeita para ficar em casa, está com um bebê pequeno. Aproveite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário