Primeiro aniversário do bebê


Essa semana estava fazendo um mini álbum de scrapbooking para meu filho e fui buscar no armário algumas fotos, fiquei mais de 2 horas recordando momentos com meu filhote.
Entre eles o primeiro aniversário dele que foi também o dia do batizado.
Por isso resolvi escrever um pouco sobre a minha experiência com festas infantis, claro passei por apenas duas festas, mas ambas foram feitas 100% por mim. Cada detalhe, cada decoração, cada momento foi único, e tive uma grande ajuda, minha mãe, a vovó não poderia ficar de fora.
 Pois bem, seu bebê já passou por grandes momentos nesses últimos meses, risada, choros, engatinhou, alguns já andam então o momento do registro não poderia ficar de fora.
Como meu menino estava sendo batizado e fazendo 1 aninho optei por uma festa só para parentes, com bastante comida e bebida, mas decoração simples e na minha casa. Bem diferente da festa de dois anos, que conto no link FESTA DE AVIÃO.
Bom, segue algumas dicas para vocês não se perderem.
1 – Escolha a data, certifique-se que avós, tios e padrinhos estarão presentes, finais de semana são ideais, pois muitos trabalham.
2 – Escolha o período de duração da festa que seja no mínimo 2 horas e no máximo 4 horas, lembre-se que seu bebê geralmente cochila a tarde, então seja razoável na escolha do horário.
3 – Envie os convites com 2 semanas de antecedência. Pois assim os convidados terão tempo para se organizar.
4 – Escolha um local confortável, aqui fica a seu critério Buffet infantil ou a sua casa. Eu acho que para uma festa de 1 ano sua casa tem toda estrutura e conforto que seu bebê vai precisar, mas se essa não é sua idéia escolha um buffet que tenha fraldário e berçário a disposição. NÃO HÁ LUGAR MELHOR QUE NOSSO LAR!
5 – Se tiver babá peça para estar presente na festa, negocie a folga, ou um valor extra ($$), pois você vai precisar cuidar de seu bebê, dos convidados e da festa. É bem trabalhoso, por mais que todos estejam ajudando você, pode ter certeza todos vão chamá-la para comentar sobre o bebê, sua casa, trabalho, etc. Você deve dar atenção a todos. Alias é uma FESTA.
6 – Faça a lista de convidados, verifique se sua casa comporta todos, ou o salão de festa do seu apartamento ou até mesmo o Buffet. Se for à sua residência lembre-se que muitas pessoas podem deixar o bebê irritadiço.
7 – Se tiver crianças na festa (com certeza vai ter) verifique se tem brinquedo extra na casa ou até mesmo alugue um inflável. Coloque um cobertor (manta) no canto da sala e deixe vários pelúcias e bolas a disposição. Lembre-se que nessa fase a frase mais usada é “MEU”, então fique sempre um adulto por perto para não ocorrer brigas e desconforto entre pais na festa.
         Dica: se tiver crianças maiores coloque um vídeo game, eles vão adorar e “de quebra” deixar os pais tranqüilos para curtir a festa com vocês.
Decoração:
1 – Convite com o tema da festa é uma ótima sugestão para os convidados darem os presentes ( e acaba ajudando muito), por exemplo festa de avião de dois anos de meu filho ele ganhou muita roupa e aviãozinho para brincar e ADOROU!!
2 – Balões são seguros e não existe grande risco de asfixia. Cuido apenas se estourarem e caírem no chão, RECOLHA IMEDIATAMENTE, pois o látex é muito perigoso (a criança pode engolir).
3 – Banners e cartazes com o tema da festa e foto da criança ficam bem interessantes se colocados na entrada da festa e próximos a mesa de bolo.
4- Pratos, talheres, guardanapos, nas cores e temas da festa são um detalhe a parte que faz toda a diferença.
         Tema: a criança próxima de 1 ano de idade já demonstra afeto por algum brinquedo ou personagem de televisão, o meu menino era “doido” com o DOKI do Discovery Kids, então a festa tinha pratinhos, copos, do personagem e todo o resto era azul, balões coloridos, etc.
5 – Bolo se é caseiro ou vai solicitar a uma confeitaria pode ter certeza é o que todos vão olhar quando chegam na mesa de doces. Então sobre esse item capriche. Economize em outros detalhes, mas faça um bolo bonito. Provavelmente você terá uma linda foto do bebê com o primeiro pedaço de bolo, como eles não estão familiarizados com esse tipo de comida é normal se “lambuzarem”.
6 – Sei que muitos pais sonham com animadores de festa, mas geralmente crianças de 1 ano de idade ficam aterrorizadas com pessoas vestidas de palhaço, cachorro, etc. Deixe isso para dois anos em diante e assim você já economiza nesse item. A não ser que a festa tenha muitas crianças de outras idades, então vale à pena ter alguns monitores.
7 – A comida é simples, criança gosta de pipoca, batata-frita, algodão-doce, cachorro quente, pizza, suco, água, então fica fácil ter esses “quitutes”. Eu contratei uma empresa para servir refeição, pois a festa foi as 12:30h, quando terminou o batizado. Tivemos almoço e depois os petiscos no período da tarde. Minha festa durou 6 horas. Mas estava em casa e meu bebê ficou confortavelmente no berço com a babá cuidando dele.
8 – Para adultos cerveja GELADA e cocktails, são bem vindos, se for a noite pode ser vinho, e as crianças suco e água, pode ter refrigerante mas se puder optar por dar suco é bem melhor. O Júnior tem 2 Anos e 8 meses e nunca tomou refrigerante, esses dias ele ficou olhando eu tomar e acabei oferecendo para ele (com medo dele ficar com vontade) e para minha surpresa a resposta foi “NÃO, ESSA BEBIDA NÃO É BOA PARA CRIANÇA, SÓ ADULTO BEBE” (Confesso amei a resposta, eu que devia seguir o exemplo de meu filho e não tomar refrigerante – é a nova geração ensinando o que devemos fazer).
9 – O que não pode faltar UMA EXCELENTE MÁQUINA DE FILMAR E FOTOGRAFAR. Não perca os momentos, eles são únicos e têm “coisinhas” que escapam de nossa memória com o tempo, só as fotos para nos lembrar.
         Atenção: certifique se têm bateria suficiente, pilhas.
10 – Sua festa for a outro local que não sua casa, tenha uma muda extra de roupa, inclusive para as fotos, pois o bebê pode se sujar.
11 – Tenha próximo das pessoas lixeiras, com certeza parentes e amigos colocam o lixo no lugar certo, isso se a festa for na sua residência pois no Buffet tem vassourinha para esse serviço.
12 – Seja flexível, aceite ajuda dos parentes.
13 – Simplicidade: pode ter certeza que essa palavra é chave, pois a festa pode se tornar grandiosa com muita simplicidade. Os convidados se sentiram melhores.
14 – A primeira festa é sempre uma loucura, o bebê requer muita ajuda e cuidado, a segunda em diante se torna mais fácil.
15 – Scrapbooking, é uma maneira maravilhosa de você registrar os melhores momentos da festa, hoje mesmo estou montando um álbum de scrapbooking para meu menino de festa junina, para a primeira festa junina da vida dele – elevai dançar, estou muito ansiosa. Existe muitos sites que vendem os álbuns prontos. Depois dou a dica.
Aproveite! 1 ano de idade é só uma vez na vida.
Boa festa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário